Farcry 3 – Uma obra prima

Did i ever tell you the definition of insanity?

Será que Farcry 3 ainda é um bom game nos dias de hoje? Bom, pelo título você já deve ter uma ideia, então vamos discutir aqui o porque enquanto relembramos essa masterpiece!

Lançado em 2012, desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft, é o terceiro jogo numerado da série, e se passa num arquipélago de ilhas no pacífico, chamado de Rook Islands.

Bom, antes de falarmos sobre o jogo, vamos relembrar a cena inicial ? De cara ela já te prende no jogo. O game começa numa vibe super legal, de festa, amigos de férias numa ilha paradisíaca até que a ideia de pular de paraquedas não acaba muito bem, já que infelizmente todos acabam descobrindo da pior maneira possível, que a ilha é habitada por piratas mercadores de escravos.

A cena termina numa transição, com você (Jason Brody) e seu irmão mais velho, Grant, presos numa jaula, enquanto assistem o vídeo de vocês mesmos pulando de paraquedas, pelo seu próprio telefone, nas mãos de Vaas Montenegro.

E daí em diante, começa o primeiro monólogo do Vaas (que é incrível), onde de cara você já fica super empolgado com o personagem, é aquele tipo de vilão que você adora odiar, toda a vez que ele aparece é um show a parte.

Seu irmão mais velho, Grant, pensa em um plano pra matar um dos guardas e fugir da acampamento, mas você começa a surtar, nunca tinha passado por algo do tipo, já Grant, é um cara que foi pro exército, forte, não tem medo de nada nem de ninguém.

Seguindo com o plano, Grant mata um guarda só com suas mãos, abre a jaula em que vocês estão presos e começa o plano de fuga. Você passa por um pequeno tutorial enquanto tenta fugir do acampamento com seu irmão, vocês conseguem recuperar suas coisas, telefones, um mapa, mas quando estão prestes a sair do acampamento, tudo parece estar saindo como o esperado, Vaas atira bem no pescoço de Grant, e você não tem estrutura emocional pra isso hahaha, bate o desespero, você faz pressão no ferimento de Grant, mas tudo é em vão, enquanto isso Vaas está ao fundo zombando de você, dizendo que se a selva não te engolir, ele vai. E por fim manda um sonoro “Run, Forrest. Run!”

Você luta pela sua vida correndo pela selva, atrás de você vão os piratas de Vaas, cachorros, animais selvagens e logo em seguida, quase que sem querer, você se defende de uma facada de um pirata e acaba o matando (o que o abala ainda mais), você continua correndo até chegar a numa ponte de madeira, bem daquelas com cara de que se você pisar, ela vai cair. Um helicoptero surge bem na sua frente e começa a atirar, inevitavelmente a ponte cai e você desmaia ao cair na água.

Algum tempo depois, você é acordado por um Rakyat (tribo que lhe é apresentada durante o game), o nome dele é Dennis e ele está fazendo uma tatuagem em você

E é aqui que o jogo começa!

Dei essa breve introdução, narrando uma cena e sempre chamando o protagonista de você, pelo fato de que no jogo, todas as cutscenes são vistas em primeira pessoa, você nunca vê o seu personagem, só encara o fato de estar na pele dele.

Porquê Farcry 3 é tão bom?

Bom, vou tentar ser o mais breve possível, se não esse post seria infinito hahaha. Mas vamos falar aqui um pouco de alguns pontos que tornam esse jogo uma obra prima. (e olha que nem sou fã de fps)

Exploração

A exploração da ilha é algo super legal de se fazer, até nos dias de hoje! E o mais divertido, é que a exploração vem na medida certa. O que eu quero dizer com isso?

obs: não entrarei em detalhes de exploração de sidequests, animais raros, assassinatos, colecionáveis e etc.

Você não precisa fazer x ou y durante a exploração se quiser avançar na história principal, mas o jogo sempre te incentiva a fazer isso, à cada nova chamada para missão, você vê na tela algo como “Vá falar com fulaninho, ou se preferir, explore um pouco a ilha antes”, e geralmente no seu caminho até o objetivo você vai achar muitas coisas interessantes pra fazer

Torres de Rádio

As torres de rádio são um dos objetivos de exploração do game, você precisa escalar a torre até o topo e remover um encriptador de sinal que os piratas instalaram, para que você e os nativos também consigam enxergar o mapa através do gps. É dessa forma que você vai liberando o mapa.

A cada conquista nova de torre de rádio, os nativos vão reconhecendo seus esforços e oferecendo novas armas grátis nas safehouses, além de liberar alguns pontos de interesse e contribuir para sua xp

Capturar Outposts

Capturar os outposts na minha opinião é a atividade mais divertida do jogo. Quando você captura cada ponto, as redondezas ficam menos perigosas e com menor influência dos piratas, os guerreiros Rakyat passam a tomar conta daquele local, você tem acesso à fast travel, novos colecionáveis, side quests adicionais (bem legais e recompensadoras).

Mas a beleza da captura dos outposts é a forma com que você vai fazer, se é no modo Rambo, metendo o pé no portão da frente e entupindo todo mundo de bala, ou se é no modo Metal Gear, matando um por um sem que ninguém saiba que você está ali, aliás, o jogo te recompensa por isso também, te dando o triplo de experiência se conseguir passar desapercebido!

Craft

A lista de itens que você pode craftar é muito pequena e objetiva, cumpre bem seu propósito. Ou você cria ampolas para te ajudar no combate, te dando alguns esteroides ou recuperando sua vida, ou você crafta mochilas, coldres, cintos e etc, que servem para aumentar a quantidade de itens, armas e bombas que você carrega

Coleta e Caça

Welcome to the jungle

A coleta dos itens também é super tranquila, tudo existe em abundância na ilha, a caça dos animais selvagens também está presente, e é com os couros desses animais que você evolui suas mochilas/bolsos e etc

Progressão de Personagem

Hoje em dia, quase todos os jogos tem o famoso “elementos de rpg” contidos nele, não é? Mas o Far Cry 3 trouxe essa ideia pra mesa com maestria.

Lembra do começo do jogo, quando Dennis te resgata e está te fazendo uma tatuagem? Então, bem vindo ao “the powa of tatau“. Aqui suas habilidade são representadas pelas tatuagens do povo Rakyat, onde são representadas por 3 tipos de tatuagem: A garça, o tubarão e a aranha, cada tipo com um foco específico

O que brilha os olhos de qualquer pessoa enquanto joga e invariavelmente vai subindo de nível, são as habilidades, digo, tataus novas que você consegue. Aqui não existe aquela de: 5% a mais de dano corpo a corpo ou 10% de chance de dano crítico, nada contra aliás, existem jogos que esse tipo de node de habilidade fazem todo o sentido, mas aqui, qualquer habilidade que você adquire tem um efeito imediato e visível na sua gameplay, algumas te dão novas formas de derrubar seus inimigos, outras te fazem correr sem se cansar, segurar o ar por mais tempo e por aí vai, todas são úteis e trazem benefícios reais pro seu próprio estilo de jogo

História

Outro ponto fortíssimo no jogo, na minha opinião.

Nem só se tratando de se a história é boa ou não, mas a forma com que o jogo te conduz na história, é magistral!

A história se passa toda na ilha

Durante todo o jogo, eu não me lembro de você escolher nenhum diálogo, tudo acontece naturalmente, você está na pele do Jason, mas não tem aquelas escolhas que você faz em todos os diálogos e por fim, não muda nada no game. Você é o protagonista herói, participa de tudo durante a campanha, e mesmo assim não tem o controle das coisas. Em certo ponto do game, quando Jason decide ficar na ilha, o eu sempre penso: “Mas como assim, cara? Porquê você tá falando isso?“. É uma história cheia de reviravoltas, violência, cultura e misticismo dos Rakyat, e tudo se encaixa como num quebra-cabeças. E no final do jogo, dependendo de qual lado te chamou mais atenção durante a campanha, você vai fazer sua única e difícil escolha no jogo.

Não vou spoilar, porque apesar de eu ter jogado esse game umas 4 vezes, joguei recentemente e tive várias surpresas de novo hahaha (ou pode ser que seja memória de peixe).

Considerações Finais

Farcry 3 é isso, é o Ubisoft the game original (eu acho), tudo executado com maestria, você não sente nenhuma barriga durante a história, tudo acontece de forma natural, você vive, evolui, aprende, se envolve e se encanta, o ambiente é vivo, você sente o perigo que é estar numa ilha cheia de contrabandistas e animais selvagens ao mesmo tempo!

Revolucionário na época, bom até hoje!

E você, o que acha desse jogo? Quais as lembranças que você tem dele?

2 comentários em “Farcry 3 – Uma obra prima”

Deixe um comentário